Glutamina

Indispensável para o metabolismo de um organismo saudável, a glutamina tem importantes funções e pode ser um auxílio tanto para quem pratica exercícios físicos intensos quanto para quem busca apenas uma rotina ainda mais saudável. 

A glutamina não é usada apenas por sua importância na síntese de proteínas. Ela é um aminoácido indispensável pelo metabolismo corpóreo, pois situações de estresse fazem com que aumente a demanda por glutamina em nosso organismo. Isso inclui, por exemplo, casos de traumatismo, cirurgias, queimaduras e exercícios físicos intensos.

Assim, ela se mostra muito importante devido à sua participação em diversas vias metabólicas e reações orgânicas: dependendo da demanda nutricional do indivíduo, a glutamina pode ser capaz de ajudar na recuperação do sistema imune, evitar a perda muscular e também servir como substrato para o fornecimento energético do cérebro e outros mecanismos.

Para quem está focado nos treinos intensos, a glutamina pode auxiliar na recuperação de estados patológicos, lesões induzidas pelo treino e estresse oxidativo. A ação da glutamina pode influenciar em uma variedade de funções e vias de sinalização celular.

O trabalho, que envolve estímulo e resposta do nosso metabolismo, serve para adaptação das células. Esta atividade, associada à menor disponibilidade de aminoácidos, pode levar a célula muscular a sofrer maiores danos e, consequentemente, lesões.

A glutamina, aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular, está envolvida em muitas funções – entre elas, a proliferação e o desenvolvimento de células.

Estudos apontam que, em situações de elevado catabolismo muscular, como aquele após a prática de atividades físicas intensas e prolongadas, a concentração de glutamina no corpo pode ser reduzida. Com menor disponibilidade do aminoácido, pode reduzir a resistência das células a lesões. A suplementação pode trazer, desta forma, maior proteção às células do praticante de atividades físicas de alto impacto.

Muitos benefícios são associados ao consumo constante de glutamina, porém, existem alguns pontos que se destacam. Confira agora quais são os principais benefícios derivados do consumo de glutamina:

Auxilia na melhora do humor e da memória;

Contribui para o fortalecimento do sistema imunológico;

Estimula a síntese proteica no organismo;

Reduz os riscos de desenvolvimento de lesões;

Auxilia no emagrecimento;

Reduz o estresse oxidativo.

Referências:

CRUZAT, Vinicius Fernandes; PETRY, Éder Ricardo; TIRAPEGUI, Julio – Glutamina: Aspectos Bioquímicos, Metabólicos, Moleculares e Suplementação, 2008

ALELUIA, Marianne Áurea da Cruz; MENDES, João Paulo Coelho; SILVA, Ana Quenia Gomes – Efeitos da suplementação da glutamina sobre o sistema imune em atletas submetidos ao treinamento excessivo: uma revisão sistemática, 2016.

SANCHES, Christiane Kleszcz Freitas; BAGGIO, Edilaine Aparecida; OLIVEIRA, Luis Carlos Nobre;BERNARDO, Daniela Navarro D’Almeida – POSSÍVEIS DECORRÊNCIAS DA SUPLEMENTAÇÃO DA GLUTAMINA NO SISTEMA IMUNOLÓGICO E NA MELHORA DO DESEMPENHO DE PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO, 2018.

GLEESON, Michael – Dosing and Efficacy of Glutamine Supplementation in Human Exercise and Sport Training, 2008.

PAULA, Sílvia Lacerda; SANTOS, Daniel; OLIVEIRA, David Michel – GLUTAMINA COMO RECURSO ERGOGÊNICO NA PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO, 2015.

Douglas Campos

Douglas Campos

Nutricionista Esportivo Online

× Agende sua consulta online!