Beta Alanina

A beta-alanine, ou β-alanina, é um aminoácido não essencial, sendo o único do tipo beta produzido naturalmente pelo nosso organismo. Ele pode ser ingerido por meio de alimentos ricos de origem animal em proteínas e com a presença de dipeptídeos (anserina, balenina e carnosina), como carne bovina e suína, peixe e frango.

A suplementação com beta-alanine é capaz de proporcionar um efeito tampão nas fibras musculares.

O suplemento beta alanina em pó oferece diversos benefícios para a força muscular. Confira alguns deles:

Previne a fadiga
Age como antioxidante
Pode auxiliar o desempenho
Auxiliar na intensidade e a duração do exercício
Potencializa os ganhos de força
Potencializa os efeitos do treino de hipertrofia e/ou emagrecimento
Ajuda a promover adaptações positivas na composição corporal, como de massa magra ou na redução da massa gorda

A beta alanina serve para ajudar na elevação da síntese da carnosina dentro do músculo, ou seja, o aminoácido proporciona redução do acúmulo de íons de hidrogênio (H +) produzido durante o exercício de alta intensidade.

Estudos científicos comprovam que participantes que ingeriram beta alanina tiveram resultados mais elevados no desempenho e na capacidade durante a prática de exercícios físicos.

Outros resultados demonstram também o aumento da intensidade e da duração no exercício, como em atletas que realizam treinos com atividades entre 60 e 240 segundos ou mais.

A beta alanina em pó não tem contraindicações para pessoas saudáveis.

O efeito colateral mais comum da beta alanina em pó é a parestesia, que é a sensação momentânea de formigamento e que não oferece riscos à saúde. O sintoma normalmente surge após uma dose única elevada e aguda, e desaparece em média uma hora após o consumo.

Como tomar?

Faça uma saturação de 8 semanas, de 6 gramas por dia, dividido em 3 tomadas de 2g cada. Após esse período, a dose de manutenção é de 2 gramas por dia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMARGO, Júlio Benvenutti Bueno de. Efeito crônico da suplementação de beta-alanina no desempenho neuromuscular e morfologia muscular após 8 semanas em sujeitos treinados. Orientador: Charles Ricardo Lopes. 2018. 87 p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano) – Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2018. Disponível em: http://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/pdfs/docs/ 27042018_144452_ juliobenvenuttibuenodecamargo_ok.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021. HOBSON, R. M.; SAUNDERS, B.; BALL, G.; HARRIS, R. C.; SALE, C. Effects of β-alanine supplementation on exercise performance: a meta-analysis. Amino acids, [s. l.], p. 25–37, 24 jan. 2012. DOI https://doi.org/10.1007/s00726-011-1200-z. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/ pmc/articles/PMC3374095/. Acesso em: 23 abr. 2021.

Douglas Campos

Douglas Campos

Nutricionista Esportivo Online

× Agende sua consulta online!